Estimulador do Nervo Vago: como funciona e para quem é indicado?

Entenda o princípio da chamada Terapia VNS, seus benefícios e como ela pode atuar nos casos de epilepsia farmacorresistente

O Estimulador do Nervo Vago (VNS) é a neuromodulação aprovada há mais tempo no tratamento das epilepsias farmacorresistentes. Trata-se de uma das alternativas para proporcionar a redução das crises epilépticas.

Sua atuação acontece da seguinte forma: um gerador funciona como um pequeno computador acoplado a um eletrodo (um tipo de fio) que é conectado ao nervo vago no pescoço. Esse eletrodo transmite estímulos elétricos ao nervo, que vão até o cérebro e assim modificam seu funcionamento, ajudando no controle das crises. 

A quem a Terapia VNS pode beneficiar?

Para responder a essa pergunta, é preciso dar um passo atrás: a cirurgia ressectiva é o tratamento cirúrgico com maior chance de deixar um paciente livre de crises nos casos das epilepsias farmacorresistentes. Mas nem sempre ela é possível. 

Além disso, uma parte significativa dos pacientes operados, mesmo nos Centros de Epilepsia mais experientes, não fica livre de crises.

Por isso, nos casos de pacientes que não são candidatos à cirurgia ressectiva ou daqueles que não ficaram com as crises controladas após a cirurgia, a Neuroestimulação (ou neuromodulação) é uma opção de tratamento paliativo. Na maioria dos casos, a pessoa não fica 100% livre, mas a frequência e a intensidade das crises são reduzidas, melhorando sua qualidade de vida.

Quais são as opções de Estimulador de Nervo Vago?

Existem vários modelos de terapia VNS, que evoluíram e melhoraram desde seu primeiro lançamento há mais de duas décadas. De modo geral, o dispositivo ficou menor, mais fino e a duração da bateria aumentou. 

Com a evolução tecnológica, também foi possível agregar outras funções, como a capacidade do dispositivo de detectar o aumento na frequência cardíaca que ocorre na maioria das crises Quando isso acontece, o próprio aparelho fornece uma estimulação adicional, que pode muitas vezes interromper a crise. 

Quais são os benefícios do Estimulador de Nervo Vago?

O VNS melhora a qualidade de vida das pessoas com epilepsia, muito além do controle das crises. Estudos mostraram uma melhora subjetiva na qualidade de vida em 84% dos pacientes. Além disso, existe uma melhora na frequência e intensidade das crises, no humor, atenção, redução da necessidade de atendimentos de emergência e internações por crises.

Dessa forma, para as pessoas que não controlam as crises a avaliação para cirurgia de epilepsia deve ser realizada. O VNS será uma das opções, especialmente nos casos que não podem ser submetidos a/ou que falharam na cirurgia ressectiva.

Dr. Lecio Figueira Pinto
RQE nº 48041 - CRM 110924
• Neurologista
• Neurofisiologista


“A epilepsia manifesta-se de diferentes formas e possui abordagens diversas. Nossa principal motivação é ajudar pessoas a cuidar da doença, tratar das crises, ter mais qualidade de vida. É uma doença como outra qualquer e precisa ser encarada sem preconceito.”
Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (2003), Residência Médica em Neurologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2006), Especialização em Neurofisiologia Clínica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2007), Estágio de Complementação Especializada em Epilepsia pelo Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2008).
É doutor pelo programa de pós-graduação de Neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2013). Neurologista no Hospital Samaritano – SP (2007 até presente), Médico Assistente da Divisão de Clínica Neurológica do Hospital das Clínicas - FMUSP (2009 até o presente), integrando os grupos de Emergências Neurológicas e Epilepsia (2014 até o presente). Coordenador do Ambulatório de Epilepsia do Hospital das Clínicas - FMUSP (2015 até o presente).

Atendimento:
Rua Cayowaá, 1071 - Conjunto 91-93
São Paulo / SP

(11) 3672-2021
(11) 94200-1001
dr.leciofigueira@gmail.com