Epilepsia Pós-Trauma de Crânio: quando o cérebro responde a lesões

A epilepsia é uma condição neurológica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, mas você sabia que em alguns casos ela pode estar relacionada a traumas na cabeça? 

Vamos falar sobre a Epilepsia Pós-Trauma de Crânio, uma condição que pode ocorrer após lesões no cérebro.

Epilepsia Pós-Trauma de Crânio: O que é?

É uma forma de epilepsia que se desenvolve após uma lesão no cérebro. Essa lesão pode ser resultado de acidentes de trânsito, quedas, agressões, traumas durante esportes ou até mesmo durante uma crise “convulsiva”. Um trauma na cabeça, que gere uma lesão no cérebro, pode causar alterações nos padrões elétricos do cérebro, levando a crises epilépticas (“convulsões”) e, eventualmente, à epilepsia.

Isso significa que uma lesão no cérebro pode gerar crises epilépticas momentâneas, mas em alguns casos, se houver repetição das crises mesmo após um longo período após o evento, isso é chamado de Epilepsia Pós-Trauma de Crânio.

Sintomas da Epilepsia Pós-Trauma

Os sintomas da Epilepsia Pós-Trauma de Crânio podem variar de pessoa para pessoa, mas frequentemente incluem:

1. Crises epilépticas, que podem se manifestar de diferentes maneiras, como movimentos involuntários, perda de consciência ou sensações estranhas.

2. Alterações de comportamento, como confusão, irritabilidade ou agressividade.

3. Dificuldades de memória ou concentração.

4. Dores de cabeça frequentes.

É importante lembrar:

• Nem todas as pessoas que sofrem um trauma na cabeça terão uma lesão cerebral.

• Nem todas as pessoas que sofrerem uma lesão cerebral desenvolverão Epilepsia Pós-Trauma. No entanto, o risco aumenta após lesões graves, se houver fratura e afundamento do crânio ou em caso de ferimentos penetrantes. 

É importante buscar ajuda médica se você ou alguém que você conhece experimentar crises epilépticas após um trauma na cabeça.

A prevenção e o tratamento adequado de lesões na cabeça são fundamentais para reduzir o risco de Epilepsia Pós-Trauma.

Dra. Leila Maria Da Róz
RQE nº 82689 - CRM 124986
• Neurocirurgiã

“Uma das principais dificuldades em lidar com epilepsia é o diagnóstico diferencial com outras doenças que podem ser confundidas com epilepsia. A missão do grupo é reunir diversas especialidades que trabalham com epilepsia a fim de oferecer informação, auxiliando médicos e pacientes a atingir diagnóstico correto e precoce e tratamentos adequados.”
Possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (2006). Especialização em Neurocirurgia no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, término em janeiro de 2012. Realizou estágio em Radiocirurgia no "Hôpital La Timone" em Marseille sob supervisão do Prof. Jean Régis (Aix-Marseille Université) e "Research Fellow" em Anatomia Microcirúrgica com o Prof. Albert Rhoton no "Mcknight Brain Institute" (Universidade da Flórida). Doutorado em Neurologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo concluído em setembro de 2016.

Atendimento:
DWO Médicos Associados
Rua Haddock Lobo, 131 - conjunto 1505
Cerqueira César - São Paulo / SP

(11) 3151-2825