Autismo e epilepsia: existe uma relação?

Neste vídeo, a doutora Daniela Bezerra conversa com o Médico Neurologista da infância e adolescência Rubens Wajnsztejn sobre epilepsia em pacientes com autismo

Dificuldades de comunicação e interações sociais estão entre os principais sintomas do autismo ou TEA (Transtorno do Espectro Autista). A prevalência de casos tem crescido ao longo dos últimos anos, com diagnósticos mais precisos e precoces. De acordo com a OMS, a cada 160 crianças, 1 possui TEA. Estudos recentes também mostram que um terço das crianças com autismo possui epilepsia, sobretudo por causas genéticas. As descobertas científicas têm ajudado médicos e especialistas a encontrarem acompanhamento e tratamentos mais adequados para esses pacientes.  

Saiba mais sobre a relação entre autismo e epilepsia na live da doutora Daniela Bezerra com Rubens Wajnsztejn, Médico Neurologista da infância e adolescência.

Confira o conteúdo!

Dra. Daniela Bezerra
RQE nº 75867 - CRM 109823
• Neurologista infantil

“O olhar mais aprofundado e diferenciado para essa patologia é muito importante para melhorar a qualidade de vida dos pacientes e cuidadores. Não adianta só trabalhar a crise, é preciso trabalhar um contexto. São abordagens diversas, de diagnóstico, escuta, tratamento. A informação faz parte do empoderamento e de suas famílias.” Graduada em Medicina pela Universidade Severino Sombra (2002). Possui formação em Pediatria e Neurologia Infantil pela Faculdade de Medicina do ABC, onde atualmente é Médica afiliada do Departamento de Neurociências e Coordenadora do Ambulatório de Epilepsia Infantil, especializado em epilepsia de difícil controle com abordagem em dieta Cetogênica, avaliação cirúrgica e neuromodulação.

Atendimento:
GINOPED
Rua Catequese, 255 - Sala 21
São Paulo / SP

(11) 95530-0303
(11) 93771-0303
(11) 4436-1724
clinicaginop@gmail.com